quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Spuntino Napolitano


Em minhas buscas de novas receitas para utilizar na minha máquina de fazer pão, encontrei no grupo do facebook máquina de fazer pão e cia uma receita bem simples, rápida e prática de fazer: o Spuntino.

Tá certo que na receita deles o recheio foi de calabresa, mas como estou tentando cortar carne (ao menos reduzir), fiz uma versão mais leve e bem ao estilo do nome dessa deliciosa iguaria.

Spuntino em italiano significa lanchinho. Então vamos ao que interessa e na minha versão napolitana.

Ingredientes:

Massa:
300 ml de água morna
500 gr de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
10 gr de fermento biológico seco
10 gr de alho desidratado - não tinha na receita original, mas eu queria um sabor diferente na massa, então este item é opcional.
1 ovo (para pincelar)

Recheio:
O que mais agradar... afinal nessa hora vale o que temos na dispensa e geladeira...
Eu utilizei:
1 tomate maduro sem sementes
100 gr queijo minas
10 gr de orégano

Preparo:
Coloque na cuba da mfp os ingredientes da massa e programe para o ciclo amassar.
Após concluir, divida a massa em partes iguais (média de 8 a 10 partes), e recheie, depois molde no formato que desejar, feche e arrume na assadeira. 
Deixe descansar cerca de 15 a 20 minutos e depois pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º cerca de 10 minutos.
Asse uns 30 a 40 minutos ou até dourar.

Essa massa fica muito parecida com a de pão francês. Eu ainda prefiro as macias, mas essa vale experimentar!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário