quarta-feira, 11 de julho de 2012

Poule au Riz et sauce mouselline (frango com arroz e molho mousseline)



Para comemorar o dia da queda da Bastilha, o professor do curso de francês do maridão resolveu distribuir algumas atividades entre os alunos.... (agora me digam se não iria sobrar pra mim!) ... cada aluno deverá levar um prato típico (escolhido pelo professor, pois sim, é óbvio que crepe, croissant, não iriam entrar) no dia 14 de julho para a aula.

Então tá, prato típico, maridão, cozinha... claro que não ia rolar... aliás, rolou e sobrou pra mim!

Mas tudo bem... reclamo, pesquiso, e vou testar a receita.

Confesso que ainda estou com dúvida se acertei, mas que ficou delicioso, isso ficou!!!!

Nas pesquisas que fiz, achei o prato muito pálido e sem vida e fiquei na dúvida se era realmente frango com arroz, simples assim. Então, troca-se e - mail com quem inventou a tarefa, e o professor Bruno confirmou... frango com arroz... e ai vai a receita tipicamente francesa:

Ingredientes:

1 frango inteiro (eu utilizei filés de frango para melhorar a apresentação)
250g de arroz
3 cenouras
3 cebolas
1 aipo pequeno
1 bouquet garni
3 alhos poros
sal
pimenta

Molho
125g de manteiga
3 gemas de ovo
6 colheres de sopa de crème fouettée* (chantilly e creme de leite)
1 colher de sopa de suco de limão
sal
pimenta branca

Preparo:
Crème Fouttée:
Bater o creme de leite e o chantilly na batedeira. (NÃO utilizar açúcar)

Tempere os filés de frango e coloque-os em uma panela com água fria até ficarem cobertos. (Isso é para fazer o caldo de frango, o que você pode utilizar o pronto). Eu cozinhei os legumes a parte (utilizei cenoura, beterraba, aipo, batata inglesa, abobrinha) juntei o bouquet garni (folha de louro, salvia, alecrim), sal e pimenta.
O frango eu coloquei temperado dentro de um saco (próprio para forno) e assei. (cerca de 1 hora).
Lave o arroz e deixe escorrer, refogue com azeite, alho e cebola. Utilizei o caldo de legumes na água para cozinhar o arroz.
Reserve o frango e o arroz.

Molho Mouselline
Em uma panela em banho - maria coloque a manteiga, as gemas, uma pitada de sal e uma colher de suco de limão.
Aqueça mexendo sem interrupção.
O molho fica espesso e suficientemente firme.

Sirva o frango (no caso de frango inteiro corte-o) com o arroz e os legumes. Coloque o molho sobre o frango.

Devo dizer que para primeira tentativa ficou muito bom, apesar do arroz ficar bem rosado devido a beterraba.

Próxima tentativa dia 14 de julho... até lá.

2 comentários:

  1. Nossa!!
    Ficou realmente MUITO BOM!!!
    Gostei muito!!
    Parabéns!! ^^

    Bruno - o tal professor de Francês do seu maridão.... rsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs.... hoje estou preparando o de amanhã... só para constar: MADELAINES, MADELAINES...rsrsrs...

    ResponderExcluir