segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Risoto de camarão


Ontem finalmente consegui fazer o meu risoto de camarão! Só não tinha o queijo brie, mas valeu do mesmo jeito, afinal fim de mês não dá para ficar indo ao mercado...

Ingredientes:
Utilizei 1/2 kg para 2 pessoas... (acreditem exagero puro) arroz arborio
1 lata tomate pelado
azeite
manteiga
800 gr de camarão
1/2 suco de limão siciliano
pimenta branca
sal
alho
350 ml de vinho branco
cebolinha
coentro
queijo parmesão

Preparo:
Dei uma leve saltiada nos camarões para que dourassem um pouco, mesmo porque se cozinha junto com o arroz ele fica borrachudo. Então na frigideira, azeite, manteiga, alho e os camarões temperados com um pouco de sal, limão e pimenta branca. Reserve.

Em uma panela coloque 80 gr de manteiga, azeite, alho e cebola, junto com o arroz e deixe refogar (esse arroz não pode ser lavado).  Aos poucos coloque 350 ml de vinho branco e deixe que o álcool evapore.

Com a casca do camarão eu fiz um caldo( lavei e coloquei para ferver). Você pode colocar com um bouquet garnit (tomilho, salsa e coentro). Bati no liquidificador sem o bouquet e coei.

Após o álcool evaporar coloque aos poucos o caldo de camarão quando o arroz estiver mais mole, coloque o tomate pelado e continue colocando o caldo no arroz até que fique macio. O cozimento leva em médio 18 a 20 minutos. Quando falta uns 5 minutos para terminar eu coloco os camarões o o queijo parmesão para finalizar.

Ficou uma delícia!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário