quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança

O hábito da leitura deve ser cultivado em nossas vidas desde criança. O mundo dos livros é um mundo de encanto, viagem e aprendizado.

Mais uma vez li o livro no momento certo de minha vida. Por isso digo que não somos nós que escolhemos um livro, ele nos escolhe!

Com uma linguagem clara, objetiva e envolvente, este livro nos faz pensar em nossas ações, nosso comportamento com nós mesmos e com o mundo à nossa volta, para que de uma determinada forma possamos refletir e compreender melhor o significado da vida e de viver.

Para aqueles que compreendem o mundo administrativo, não irão estranhar as expressões e significados que o autor apresenta. E para aqueles que não possuem o contato com esta área, irão aprender que também se administra a própria vida, que é fácil e que faz bem!

O autor, James C. Hunter,  nos apresenta formas para melhor administrarmos nossos relacionamentos, seja no trabalho, no lar, no ambiente que for. Explica como devemos aprender a ouvir, estarmos atentos aos acontecimentos à nossa volta, aprender a lidar com nossas apreensões.

Liderança versus gerência e como lidar com o poder. A diferença entre liderar e gerenciar é o foco de um dos capítulos. Muitas pessoas desejam o poder, mas é importante que quando o possuir saibam lidar com ele da melhor forma.

O personagem Simeão, um ex-executivo e atual monge, ensina a importância das ações e responsabilidades e que ambas devem caminhar juntas em prol da qualidade de um relacionamento.

No temo abordado, liderança, o livro é amplo e nos dá uma gama de informações para aplicarmos em nosso dia-a-dia.

“Não tomar uma decisão já é uma decisão Não fazer uma escolha já é uma escolha.”
Kierkegaard

Não digo que este livro é recomendado para os profissionais administrativos, executivos ou gestores. Digo que este livro é recomendado para todos que se interessam por uma leitura esclarecedora sobre relações humanas.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário