terça-feira, 30 de agosto de 2011

A leitura... processo de formação para um cidadão

Atualmente a leitura está cada vez menor entre o hábito da população. Em um mundo mais corrido, onde 24 horas é pouco para realizar todas as atividades que temos, está cada vez mais difícil manter determinados hábitos. Mas se pararmos para pensar e se tirarmos do nosso dia-a-dia o hábito de escovar os dentes e tomar banho??? Impraticável concorda!

A leitura deve ser incentivada, preferencialmente, desde que somos pequenos. Afinal, quer momento mais gostoso quando um pai ou mãe pode levar seu filho para a cama e contar-lhe uma história para domir? Talvez, essa cena faça parte de pouquíssimos lares hoje em dia, mas determinadas atividades deveriam ser resgatadas para que nossas crianças tenham um futuro com mais encanto e perspectiva.

O livro nos proporciona isso, o conhecer, o saber, as portas se abrindo para um mundo novo. Nesse mundo podemos encontrar o que quisermos, basta utilizarmos a nossa imaginação, sejamos crianças ou adultos. Afinal, nada como programar uma viagem e começar a busca de informações sobre o local, a cultura, a gastronomia da região... como se pode notar é um hábito que gera sonhos e que desses sonhos, basta querermos que se torne realidade.

Infelizmente a realidade brasileira não permite que crianças em regiões mais pobres e humildes tenham acesso a preciosidade que é o livro. Chego a considerar tal fato como um crime! Mesmo tendo consciência de um alto índice de analfabetos no país, percebo cada vez mais a necessidade da valorização dos educadores. Não existe um país desenvolvido sem educação. Não teremos cidadões conscientes e bons sem a educação. O processo educacional de nosso país deve ser revisto e priorizado.

Em algumas localidades, existe uma forte participação da sociedade em montar bibliotecas comunitárias e volantes - como exemplo o SESC. Voluntários também podem atuar auxiliando crianças e adultos na iniciação ao mundo do saber. Mas acima de tudo, nosso governo deve melhorar e ampliar o processo educacional para que tenhamos a certeza de que nosso país terá um futuro digno e promissor.

Para que aqueles da região do Rio de Janeiro fica a dica para ir entre os dia 01 a 11/09/2011 na XV Bienal do Livro. que acontecerá no Riocentro.

Permita-se entrar no mundo da literatura, das letras, do saber, do conhecer... leia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário