segunda-feira, 29 de agosto de 2011

28 de agosto... Dia do Voluntariado


No dia 28 de agosto, é comemorado o dia nacional do voluntariado. Apesar da mídia colocar em foco essa questão, muitas pessoas ainda não sabem seu verdadeiro significado.

Conforme definido pelas Nações Unidas, "o voluntariado é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou  não, de bem estar social, ou outros campos..."

Em vista de outros países, o Brasil ainda está caminhando para que a população entre nesse projeto de corpo e alma. Possuimos várias instituições que promovem campanhas ao longo do ano realizando eventos e convocando a população para que entrem na ação solidária.

Considero importante frisar que a solidariedade deve estar dentro de nós e devemos praticá-la todo instante, e acredite, existem várias oportunidades ao longo do dia para que este ato seja realizado: um olhar mais afetuoso, um sorriso de bom dia, o ajudar alguém a atravessar a rua ou até mesmo segurando o elevador um instante. Ajudar não faz bem somente para a alma, mas também para o coração.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Pelo aspecto religioso, acredita-se que a prática do bem salva a alma; pelo aspecto político e social, é pressuposto que a prática de tais valores zela pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade, que é uma herança religiosa e cultural, reforça o ideal, as crenças, os valores e o compromisso com determinadas causas.

Informe-se no seu bairro, escolas e grupos religiosos ou filosóficos sobre projetos e como participar.

O voluntariado é uma atitude que transforma o ser humano em prol do seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário