quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pavê de morango

O fim de semana foi repleto de guloseimas...rsrsrs.... e para o clima de inverno gostoso uma delícia é saborear um pavê de morango, afinal fruta da estação, da paixão....

Fruta gostosa que chama atenção pela cor, sabor e suavidade... o morango é apreciado por muitos e muito fácil de cultivar, inclusive em varandas!

"O morango é o fruto de uma planta da família Rosaceae, a mesma das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É uma planta nativa das terras temperadas da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo. Na era romana, era valorizado por suas propriedades terapêuticas e praticamente servia para todos os tipos de doenças. Começaram a ser cultivados no século XIII. O jardineiro de Luis XIV cultivava morangos em Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século 18 e mais de 600 espécies foram desenvolvidas. Curiosamente, a parte carnosa do morango, a que comemos, não é o fruto mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa."

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa.... a receita!

Ingredientes:
1 pacote de biscoito maisena
2 caixas de morango (440gr +/-)
11 colheres de sopa de açúcar
5 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 xícara de chá de leite
1 colher de essência de amêndoas
8 cravos à gosto

Preparo:
Creme
Bater no liquidificador o leite, a essência de amêndoas, o amido de milho, 3 colheres de sopa de açúcar e as gemas.
Após ficar uma massa homogênea, coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo para engrossar.

Geléia de Morango
Em uma panela coloque as 8 colheres de açúcar, os morangos (lavados e sem o talo) e os cravos. Deixe desmanchar os morangos e formar uma calda.

Montagem
Com a calda da geléia de morango molhe os biscoitos e coloque no refratário, em seguida o creme e depois a geléia. Repita o processo até terminar os ingredientes ou que fique no tamanho que desejar.

Nesse eu não utilizei cobertura para decorar, mas você pode decorar com morangos, chantilly ou outra idéia que tenha...

Bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário