quinta-feira, 21 de julho de 2011

Enófilo, Enólogo e Sommelier

Para muitas pessoas é comum confundir os termos ou considerar que possuem a mesma descrição, principalmente quando estão iniciando no mundo dos vinhos.

Apesar da semelhança entre as palavras enófilo e enólogo, o primeiro é um apreciador ou amante do vinho, já o segundo é um profissional formado em enologia, ou seja, a ciência que estuda os vinhos.

Enófilos somos todos nós que sentimos prazer em degustar e estudar o vinho, desde os iniciantes, ainda descobrindo as sutilezas da degustação, até os mais consagrados especialistas mundiais, já com respeitadas graduações em seu conhecimento, como os diplomados do WSET - Wine and Spirit Education Trust e os mestres do IMW - Institute of Masters of Wine.

Enólogos são os profissionais responsáveis pela elaboração do vinho, a ciência chamada vinicultura. Há, nas principais regiões produtoras do mundo, escolas de enologia, de nível médio e superior. O enólogo, a cada safra, recebe as uvas e, usando os recursos de sua cantina (local onde se processa a vinificação) e sua habilidade e competência, transforma-as em vinhos de qualidade. Dizia-se, antigamente, que "de boas uvas pode-se fazer um bom ou mau vinho, mas com uvas ruins não se faz bom vinho." Atualmente, com os modernos recursos das cantinas ou vinícolas, os bons enólogos  fazem "milagres" e, com freqüência, quebram esta regra.

Mas não poderia ficar faltando o esclarecimento sobre sommelier. Este é o profissional responsável pelo serviço do vinho nos restaurantes de bom nível. Ele possui a responsabilidade de elaborar a Carta de Vinhos, administra a adega e é responsável pela harmonização entre os pratos do menu e os vinhos disponíveis. Após a escolha dos pratos pelo cliente, do sommelier deve sugerir os vinhos que acompanharão a refeição e, após aprovados, prová-los e serví-los adequadamente. Hoje em dia, um bom sommelier, além de dominar as questões do vinho, também, deve dominar destilados, águas, chás, cafés, charutos e tudo o que represente o prazer gastronômico à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário