segunda-feira, 20 de junho de 2011

Yule (Solstício de Inverno)

 

O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.

A palavra Yule (pronuncia-se “iúle”) provavelmente vem da palavra escandinava “iul”, que significa “roda”. Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro.
Este dia marca a morte e o renascimento do Deus-Sol; marca também a derrota do Rei Azevinho, Deus do Ano Minguante, pelo Rei Carvalho, Deus do Ano Crescente. A Deusa, que era morte-em-vida no solstício de verão, exibe agora o seu aspecto de vida-em-morte, pois ela é a Rainha da Escuridão neste sabbat, mas também é a mãe que dá à luz a criança da promessa, que irá fertilizá-la mais tarde e trazer de volta luz e calor ao seu reino.
Apesar de no Brasil termos o costume de dizer que trata-se do “primeiro dia de inverno”, a data por volta de 21 de junho simboliza o meio do inverno, ou seja, quando o inverno está no ápice. Tanto é que, originalmente, o nome é “middle-winter” (em inglês, meio do inverno).

2 comentários:

  1. Oi Isis. Obrigada pela visita... Essas lojas que coloquei no meu post, são lojas para fazer compras online.A maioria fica em Sampa. Aqui no Rio, recomendo ir ao mercadão de madureira e o centro da cidade (principalmente o Saara).
    Bjs Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol... ainda estou buscando um fornecedor de potes para geléia... entrei em contato com os que me indicou mas não tive retorno... obrigada pela visita no blog. Beijos

    ResponderExcluir