domingo, 1 de maio de 2011

Dicas e Truques - como preparar uma tábua de frios

Calma, calma, não precisa ficar nervosa! A preparação de uma tábua de frios é algo bem simples de fazer. Afinal, não podemos deixar a preocupação do que servir, ser uma desculpa para não reunirmos amigos e família para um bom bate-papo. E é aí que entra um dos pratos aperitivos mais fáceis de servir: uma tábua de frios. Sim, porque você irá utilizar a sua criatividade para montar à sua maneira deliciosas combinações, que podem ser entre: embutidos, frutas, queijos... E cá entre nós, todo mundo gosta!

Começando a montagem, você precisa ter em mente o tipo de reunião que irá fazer, um bate-papo, um coquetel, algo temático ou não. Sabendo essa parte, você poderá planejar a arrumação da tábua, a decoração.

É importante que você escolha produtos de qualidade e muita atenção com o prazo de validade.

Nas combinações, fique atento para as seguintes situações:

- Tenha uma variação de carnes, e se escolher algumas bem picantes e com sabor acentuado, como os defumados, combine com outras mais suaves.
- Assim como as carnes, os queijos também devem ser variados, seguindo o mesmo sistema de ter algums com sabores mais fortes e outros não.

Passo-a-passo na montagem:

- Caso você não tenha uma tábua apropriada para frios, retangular ou redonda de madeira, bandejas inox ou pratos grandes.

- Arrume os frios da borda para dentro.

- Os embutidos devem ser fatiados bem finos, caso você não tenha um fatiador, dê prefência a comprar nas padarias e solicite que as fatias sejam finas.

- Dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.

- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor.

- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas, pedaços de pepinos, ovos de codorna, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara.

- Sirva com uma variedade de mini pães que você poderá colocar em uma cesta, por exemplo. para uma boa variação procure ter mini pães franceses, integrais e baguetes. Pães com sabores como queijo, também são boa pedida.

- Você pode fazer também, para acompanhar, uma seleção de patês em potinhos, como azeitona, tomate seco, peito de peru defumado.

- O melhor de tudo é que a tábua poderá ser montada na véspera do evento, possibilitando que você não fique preocupada com o horário e cansada. Basta após prepará-la, cubrir com filme plástico e guardar na geladeira para que os frios não azedem.

- Caso a consciência resolva querer dar algum pitaco devido alguma possível dieta, fique calma, dê preferência aos produtos de baixa calorias e menos gordura. Já há no mercado inclusive salames light.

Então nada melhor que só curtir.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário