sábado, 2 de abril de 2011

Dicas e Truques - Usando o Freezer


Mais uma vez volto a falar sobre determinados cuidados que temos que ter em nossa cozinha, não só com a parte de higiene, mas também a atenção que devemos ter com o alimento que ingerimos. Todos esses cuidados são importantíssimos para evitarmos doenças, e termos uma melhor qualidade de vida.

Então vamos falar sobre os produtos que mantemos congelados. Há pessoas que deixam os alimentos no congelador e não se preocupam com o prazo de validade. ATENÇÃO: Mesmo alimentos congelados possuem prazo de validade e que precisam ser respeitados. Assim como a forma correta de congelarmos os alimentos. Vamos ver abaixo algumas regras que nos ajudam no nosso dia-a-dia de RAINHAS DO NOSSO LAR:

Cuidados no congelamento

Veja na tabela abaixo que alimentos não podem ser congelados, por que e como contornar o problema.

Não Congele
Por que
Exceções
Maionese e molhos brancos sozinhosTalhamSe a maionese for usada em massas de empada ou torta, estas podem ser congeladas. O molho branco também pode ser congelado se já estiver no prato  pronto (com outros ingredientes). Nesse caso, descongele e banho-maria.
Pudins à base de maisenaTalhamSe quiser congelar pudim, prepare-o com leite condensado.
Gelatina puraFica viscosaNão há problemas em congelar musses salgadas ou doces que levam gelatinas.
Verduras e legumes crusTêm sabor e consistência alteradosAntes de ir para o freezer, devem ser mergulhados em água fervente por um a quatro minutos (é o "branqueamento") e depois passados pela água gelada. Por fim, seque-os e embale-os.
FrutasPerdem a texturaO melhor é congelá-las em calda de açúcar ou na forma de geléia. Algumas, como morango e amora, podem ser congeladas ao natural, mas só devem ser usadas em sucos, recheios de doces ou caldas.
BatataTêm cor e textura alteradasPode-se congelar batata para fritar. Antes, passe-a rapidamente pela gordura vegetal bem quente. Na hora de servir, termine de fritar em óleo bem quente sem descongelar. Batata palha pronta também fica perfeita congelada.


Evite contaminação

Resfrie o alimento que irá para o freezer o mais rápido possível. Pratos muito perecíveis (feijão, carne, peixe) devem passar por choque térmico: mergulhe parcialmente a panela em recipiente com água gelada e depois deixe por pelo menos uma hora na geladeira. Separe a comida em potes bem fechados e em seguida dentro de saco plástico.

Organize seus alimentos

Etiquete os alimentos congelados. A tabela a seguir nos dá uma idéia sobre o tempo de conservação:
Tipos de alimentos
Perído de validade
Tipos de alimentos
Perído de validade
Pratos com molho branco3 mesesTortas semi-prontas4 meses
Doces com leite-condensado e gelatina4 mesesPeixes magros frescos e inteiros (linguado, badejo, pescada)6 meses
Molho de tomate3 mesesFrango em pedaços4 meses
Peças de carne de vaca e aves assadas3 mesesCarne de vaca crua, moída ou em bife4 meses
Frango fresco inteiro cru12 mesesBatata frita4 meses
Arroz e feijão prontos3 mesesSopas3 meses
Fonte:
Revista Cláudia e Cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário