domingo, 3 de abril de 2011

Dicas e Truques - Como planejar um evento

Organizar um evento como um almoço, jantar ou reunião entre amigos não é algo difícil como parece. Concordo que talvez um pouco trabalhoso se você tiver que fazer tudo sozinha, então neste caso o importante é planejar com antecedência.

Para que tudo saia perfeito, faça um roteiro passo a passo do que precisa fazer, por ordem de prioridades. Vá ticando o que já está ok, conforme organize e define cada coisa.

Alguns passos são importantes seguir:

1. Escolha os convidados:
Defina quantas pessoas vai convidar, levando em conta o espaço que tem disponível e o tipo de evento que quer fazer. É importante convidar pessoas que tenham afinidades e certificar-se de possíveis desavenças, para evitar constrangimentos e fazer com que todos se sintam integrados e à vontade.

2. Defina o menu:
O anfitrião deve planejar o cardápio, equilibrando o seu gosto com o dos convidados. Tente satisfazer a todos e não esqueça de checar se alguém tem alguma restrição alimentar, como vegetarianos ou diabéticos. Prepare uma lista de tudo o que precisa e onde vai encontrar cada produto. Deixe para comprar no dia os alimentos frescos e perecíveis. Se puder, encomende tudo por telefone ou pela internet e peça para entregar em casa.

3. Pense na decoração:
Uma das etapas mais divertidas é planejar a decoração. Se for um evento temático, por exemplo, você pode pesquisar referências em revistas, livros ou na internet e tentar reproduzí-las na decoração da mesa e da casa. Faça uma lista de tudo o que precisa e procure sempre soluções criativas para não gastar mais do que o necessário.

4. Verifique se não falta nada:
Depois de definir o número de convidados , o menu e a decoração, cheque para ver se você tem tudo o que precisa em casa. Você pode alugar móveis, toalhas, copos, pratos e talheres de empresas especializadas em festas. Muitas vezes, vale mais a pena do que comprar tudo novo.
Outra opção é pedir emprestado aos amigos ou familiares mais próximos. Não esqueça de conferir se está tudo limpo e sem manchas.

5. Afine os últimos detalhes:
Faça uma última revisão em tudo para ter certeza de que não esqueceu de nada e, então, capriche nos detalhes. Prepare biscoitinhos para servir com o café, encomende flores, pense na música e enfeite o lavabo com velas perfumadas.

Agora que tudo está bem organizado, você pode relaxar e começar a aproveitar a festa antes mesmo dela começar.



2 comentários:

  1. Oiiiii...
    Estudando para preparar a Ceia de Natal... hehehe...

    Obrigada pelas dicas, Isis.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ericka!
    Que bom passou por aqui e gostou do blog. Tudo o que posto é com muito carinho e sempre querendo ajudar...
    Espero que volte mais vezes!
    Beijos

    ResponderExcluir