quarta-feira, 30 de março de 2011

O Poder dos Temperos - Azeite

Organizando a casa, resolvi juntar minhas revistas, livros e matérias sobre temperos. Então farei uma temporada sobre este maravilhoso tema, que faz com que nossos alimentos sejam cada vez mais saborosos e aguçam nossos sentidos.
Iniciando com o Azeite, tempero fantástico e encontrado hoje no mercado em diversas maneiras, contudo é bom estarmos atentas para que estejamos consumindo aquele de origem "honesta".

A boa fama do azeite já é velha conhecida de quem se preocupa com a saúde. Esbanjando ácidos graxos monoinsaturados, que são as tão faladas gorduras do bem, o alimento reforça o time de defensores do coração. Mas não é só isso. " O azeite é rico em vitamina E, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e o risco de doenças crônicas. Também tem diversos compostos
bioativos que agem como anti-inflamatório, antioxidante e na redução do colesterol", enumera a nutricionista Suzana Machado.

Quer mais motivos para consumir azeite?

Saúde em alta

Diabetes, osteoporose e câncer também estão na mira. Graças ao poder antioxidante, ajuda a preservar a saúde das células, ou seja, afasta o risco de tumores e ainda ajuda o sistema nervoso central a manter o bom funcionamento do cérebro. Seus ácidos graxos melhoram a sensibilidade à insulina, responsável pela absorção da glicose no organismo, previnindo o desenvolvimento de diabetes.

"O azeite atua ainda na redução do colesterol ruim e da pressão arterial, contribuindo para a melhora desse quadro. Estudos indicam que, devido à sua atividade anti-inflamatória, compostos como o tirosol e o hidroxitirosol reduzem a perda óssea, contribuindo para a prevenção e o tratamento da osteoporose", acrescenta Suzana.

Consumo ideal

Para obter todos os benefícios do azeite, recomenda-se a ingestão de duas colheres (sopa) por dia. Você pode ficar à vontade para usar essa quantidade como quiser, desde que não leve o alimento ao fogo. Se for submetido ao calor, transforma-se em um óleo comum, perdendo grande parte de suas propriedades. e se estiver de olho na balança, cuidado. Mesmo que ajude a combater o estoque de gordura abdominal, o azeite tem 9 calorias por grama e, se consumido em excesso, pode até engordar. Nesse caso, reduza a porção diária para 1 colher (chá).

De olho no rótulo

Quer comprar um produto de boa qualidade? Observe o índice de acidez do azeite. Os melhores têm taxas inferiores a 1%, como os extravirgens, por exemplo.

O grande protetor do organismo é indispensável na alimentação diária.

Molho Funcional

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (café) de orégano;
1 colher (café) de alecrim;
1 colher (sobremesa) de suco puro de limão
1 colher (chá) de gergelim torrado

Preparo:
Misture todos os ingredientes e derrame sobre a salada de sua preferência, com folhas verdes e legumes.

Fonte: Revista Farmácia em casa extra - Ano 4, nº 7 - 2010, p. 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário