sexta-feira, 2 de julho de 2010

Área verde é sempre bom...


Adoro plantas... e foi super díficil ter que limitar o espaço depois da mudança, mas aos poucos está dando certo.

A varanda virou o meu mini jardim e aos poucos estou conseguindo deixá-la mais alegre, afinal plantas e flores sempre alegram o ambiente. Trazem paz, harmonia e nem falo que o visual fica lindo!!!

Como gosto muito de cozinhar, estou dando prioridade para os temperos e ervas, o visual fica lindo, aproveito para minhas alquimias culinárias e o cheiro é fantástico. E claro que não poderia deixar de lado as que eu já tinha, então, aos poucos trouxe meus mini-cactus e suculentas, que estão se adaptando muito bem!

Tem um mês plantei algumas sementes: Tangerina, pimenta biquinho e ipê amarelo. A Tangerina e a pimenta já estão brotando. Por algum motivo as pimentas que compro e tento manter em casa logo morrem, então espero dessa vez conseguir. É a coisa mais linda ver a natureza se desenvolver dessa forma e acredito que com isso trago boas energias para meu lar...

Então ai vai um desafio, que tal iniciar sua área verde? Não sou especialista, mas segue algumas dicas que comigo deram certo e a internet está ai, repleta de mais sugestões.

Iniciando um jardim:

Você pode começar pensando em que tipos de flores ou plantas você gosta. Eu, por exemplo, gosto de vários tipos, então procuro tentar harmonizar. Pode montar um jardim de ervas, temperos, flores, cactus ou suculentas. Brinque com o espaço disponível.

Cada planta temm suas características, mas na maioria eu planto da seguinte forma: prefiro vasos de barro ou argila, eles não queimam as raízes e como são porosos realizam um trabalho de ajudar a evaporar a água - eles devem possuir um furo no fundo para que o excesso de água saia. Coloco no fundo cascalho /brita, cubro com um pouco de areia para tampar o fundo,depois coloco uma parte de terra e uma parte de composto orgânico, e o principal a muda ou semente.

Para regar é necessário que se observe a necessidade da planta, afinal água em excesso mata a raíz e a falta resseca. O ideal é você verificar como está a umidade da terra, se colando o dedo estiver úmida não precisa regar. Dê preferência também para regar pela manhã e se o dia estiver muito quente no fim do dia. Não se deve regar quando estiver um dia muito quente o solo durante o dia, no meu caso acabou matando as plantas. Pode também, borrifar um pouco de água sobre a planta para amenizar o ar.

Bom cultivo... o planeta agradece!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário